Otimização dinâmica de criativos em 2024
Para que ter anúncios de sucesso, é necessário que eles façam sentido para o seu público-alvo.
Um estudo do Meta concluiu que a personalização dos anúncios gera um aumento de 1,2 e 7,4 vezes nas vendas de curto prazo, e um aumento de 1,2 e 2,7 vezes nas vendas de longo prazo.
Além disso, 81% da Gen Z e 57% dos Millennials preferem anúncios personalizados.
Então, como você pode criar anúncios que parecem ter sido feitos especialmente para cada pessoa? É aí que entra a otimização dinâmica de criativos, que permite que você ajuste os seus assets de acordo com as preferências de cada usuário.
O que é otimização dinâmica de criativos (DCO)?
A otimização dinâmica de criativos (DCO) é uma tecnologia de anúncios de display que permite a execução e personalização de múltiplas variações de anúncios com base em dados em tempo real.
Ao contrário dos anúncios estáticos tradicionais, que apresentam o mesmo conteúdo a todos os usuários, independentemente dos seus comportamentos, a DCO ajusta dinamicamente vários elementos de um anúncio – imagens, copy, ofertas e CTAs – para corresponder às preferências exclusivas de cada um.
Um exemplo é esse banner publicitário de um app de delivery que mostra diferentes opções de comida:
Essa personalização é feita instantaneamente à medida que o usuário visualiza o anúncio, se baseando vários pontos de dados como dados demográficos e histórico de navegação. Essa é uma forma de melhorar a experiência geral oferecida ao usuário, gerando um impacto positivo nas taxas de cliques, conversões e no ROI.
Como funciona a otimização dinâmica de criativos?
A DCO utiliza algoritmos inteligentes e machine learning para proporcionar experiências personalizadas, usando vários inputs de dados em tempo real. Para isso, diversos fatores são considerados:
- Histórico de navegação
- Localização geográfica
- Tipo de dispositivo
- Condições climáticas
- Registros CRM
Tudo isto é gerenciado através de uma plataforma de gestão de dados (DMP).
Com essas informações, a DCO utiliza uma plataforma de gestão de criativos (CMP) para reunir diferentes elementos do anúncio, como imagens, copy e componentes de layout. Esses elementos são organizados e personalizados para criar variações únicas, de acordo com as preferências e comportamentos específicos de um usuário.
Em seguida, a DCO passa a aperfeiçoar continuamente sua abordagem, realizando experimentos e testes A/B para identificar as composições dos anúncios mais eficazes. Assim, ela analisa métricas de performance e dados de engajamento para ajustar os elementos do anúncio.
O resultado? Campanhas altamente segmentadas e atraentes, que simplificam o workflow da produção criativa.
Vantagens da otimização dinâmica de criativos
A DCO oferece várias vantagens aos anunciantes, tornando os seus esforços mais eficientes. Dentre elas:
- Eficiência operacional e automatização: a DCO automatiza o processo de testes de diferentes combinações, poupando seu tempo e esforço. Com isso, você pode focar em iniciativas mais estratégicas, enquanto a DCO lida com os pormenores dos seus testes.
- Experimentos e insights mais rápidos: com a DCO, você pode testar rapidamente diferentes versões dos seus anúncios, acelerando a fase de experimentação. Encontre as melhores estratégias de campanha e receba insights acionáveis para fazer escolhas inteligentes e melhorar seus anúncios ao longo do tempo.
- Personalização e capacidade de resposta em tempo real: a DCO exibe anúncios personalizados com base no que os usuários estão fazendo em tempo real. Isso faz com que as suas campanhas se destaquem da concorrência e criem uma conexão com o seu público-alvo, gerando melhores resultados.
- Eficiência de custos e melhora da performance: a DCO garante que o seu orçamento seja usado de forma sensata, utilizando dados em tempo real para otimizar a colocação de anúncios. Além de economizar seu dinheiro, essa abordagem também melhora a performance dos seus assets. Assim, você gera mais engajamento, cliques e resultados.
- Versatilidade criativa e precisão: a DCO utiliza tecnologias avançadas para garantir que cada parte do seu anúncio, desde os títulos às imagens, tenha o maior impacto possível. Com isso, você tem a liberdade de testar diferentes formatos e designs. Essa versatilidade criativa, combinada com a precisão, torna o seu jogo criativo visualmente apelativo e mais suscetível a impulsionar as ações desejadas.
- Integração contínua de dados e amplo alcance: a DCO obtém dados de diferentes fontes para manter as suas campanhas atualizadas com os insights mais recentes. Assim, você consegue fazer as escolhas certas e realizar campanhas mais eficazes. Além disso, a DCO funciona em várias plataformas, como display, redes sociais, vídeo e áudio, o que a torna uma excelente ferramenta para alcançar o seu público, onde quer que ele esteja.
Melhores práticas de otimização dinâmica
Agora que você já sabe quais são as vantagens da DCO, vamos falar de algumas práticas recomendadas:
1 – Escolha os assets criativos certos
Considere a demografia, as preferências e o comportamento da sua audiência para selecionar assets criativos que:
- Mostrem claramente quais são as funcionalidades e as vantagens do seu app
- Mais ressoam com o seu público-alvo
Faça testes A/B de diferentes imagens, vídeos e gráficos para identificar quais geram um maior engajamento e conversões. Por exemplo, avalie o feedback dos usuários, suas métricas de engajamento e taxas de conversão para determinar se certas imagens superam outros tipos de visuais (por exemplo, fotos de pessoas vs. imagens do produto).
2 – Utilize diferentes CTAs
Teste diferentes CTAs (calls-to-action) para entender quais são mais eficazes em induzir os usuários a fazerem as ações desejadas. Experimente diferentes escolhas de palavras, designs e posições de CTAs para otimizar suas conversões.
Além disso, considere a possibilidade de incorporar CTAs dinâmicos que se adaptam ao comportamento e à demografia do usuário. Por exemplo, personalize os CTAs para encorajar usuários que já se engajaram anteriormente com o seu app a “Continuar sua jornada” e, ao mesmo tempo, peça aos novos usuários que eles “Comecem a explorar”.
Essa também é uma forma de dar instruções claras aos usuários sobre o que eles precisam fazer em seguida.
3 – Dobre os seus esforços de retargeting
Implemente estratégias avançadas de retargeting, como mensagens sequenciais e conteúdos dinâmicos, para voltar a engajar seus usuários em diferentes fases do funil de conversão. Segmente a sua audiência com base no histórico de interação com o seu app e adapte seus criativos de acordo com essas informações.
Por exemplo, se você tiver um app de eCommerce, você pode redirecionar os usuários que abandonaram seus carrinhos com anúncios personalizados com os artigos que foram deixados para trás. Você também pode oferecer descontos exclusivos para incentivar a conversão.
4 – Crie um copy conciso
Pesquise o comportamento do usuário para criar um copy conciso e impactante, que transmita suas mensagens principais. Teste diferentes variações de copy para determinar quais mais se adequam ao seu público-alvo.
Use títulos cativantes, palavras que destaquem seus benefícios e CTAs claros para incentivar uma ação imediata. Por exemplo, você pode utilizar técnicas de copywriting persuasivas, como a urgência (“Oferta por tempo limitado”) ou a prova social (“Junte-se a milhões de usuários satisfeitos”) para convencer os usuários a agir.
5 – Escolha o formato certo
Analise a performance do seu anúncio em diferentes colocações e tipos de dispositivos para identificar o formato mais eficaz para cada cenário. Use os princípios do design reativo para fazer com que os seus criativos se adaptem perfeitamente a vários tamanhos e orientações de tela.
Além disso, considere o contexto de visualização de cada formato (como feed das redes sociais ou um banner no app) e otimize seus anúncios de acordo. Por exemplo, formatos verticais ou quadrados fazem mais sentido em feeds, melhorando sua visibilidade e engajamento.
6 – Simplifique as suas campanhas
Crie um plano claro para testar sistematicamente diferentes partes dos seus anúncios, focando em métricas como a taxa de cliques (CTR), taxa de conversão e retorno do investimento em anúncios (ROAS).
Teste e otimize uma ou duas variações de cada vez para simplificar esse processo e obter resultados acionáveis. Por exemplo, você pode experimentar diferentes designs mantendo o mesmo público-alvo para ver como isso afeta a performance do seu anúncio.
7 – Otimize rapidamente com base nos resultados
Implemente um processo de otimização contínua, na qual você analisa a performance das suas campanhas de DCO e faz as alterações necessárias com base em dados em tempo real. Use ferramentas de otimização automatizadas que identificam automaticamente tendências e áreas de melhoria.
Você também pode usar plataformas de DCO com recursos de análise preditiva e de machine learning para prever o comportamento dos usuários e otimizar a distribuição de anúncios em tempo real. Por exemplo, essas plataformas podem analisar seu histórico de dados para prever resultados futuros e ajustar as suas campanhas para obter o melhor ROI.
Qual é a diferença entre a otimização dinâmica de criativos e outras formas de segmentação de anúncios?
O que distingue a otimização dinâmica de outros métodos de segmentação de anúncios? Para resumir:
DCO vs. criativo estático
Tanto os anúncios DCO como os criativos estáticos podem usar testes A/B para encontrar os assets mais eficazes, mas cada modelo se adapta de forma diferente.
A DCO altera partes de um anúncio com base em dados específicos, usando a IA e o machine learning para otimizar os resultados da campanha. Criativos estáticos, por outro lado, não podem ser alterados, mesmo com dados relevantes disponíveis.
DCO vs. criativos dinâmicos
Apesar dos nomes parecidos, a DCO e os criativos dinâmicos não são a mesma coisa.
Os criativos dinâmicos alteram o conteúdo, mas não dispõem dos mecanismos de machine learning que otimizam a performance dos anúncios. Eles são frequentemente usados em campanhas básicas de retargeting. Já as ferramentas de DCO usam o machine learning e algoritmos para personalizar seus assets, testá-los em audiências menores e identificar quais geram os melhores resultados.
No caso dos aplicativos mobile, isso garante que os usuários vejam os anúncios mais relevantes e atraentes, impulsionando downloads, engajamento e taxas de retenção.
DCO vs. plataformas de gestão de criativos (CMPs)
Tanto a DCO quanto a CMP são soluções inovadoras da AdTech, mas cada uma possui objetivos diferentes.
A CMP ajuda os profissionais de marketing a criar, testar e melhorar criativos, enquanto a DCO se concentra na exibição e otimização dos anúncios. Ou seja, uma CMP lida com o design de um criativo, enquanto a DCO testa diferentes variações de anúncios e exibe as versões mais eficazes aos usuários, impulsionando a instalação do app e as ações desejadas.
Como configurar anúncios a partir da DCO
1 – Crie buyer personas
Desenvolva buyer personas detalhadas que representem diferentes segmentos do seu público-alvo.
Se você estiver promovendo um aplicativo de fitness, seus buyer personas podem incluir “entusiastas do fitness”, “profissionais ocupados” e “pais preocupados com a saúde” – cada um com demografias e motivações específicas.
Considere fatores como dados demográficos, dados psicográficos, padrões de comportamento e problemas que sua audiência deseja solucionar. Colete informações sobre os hábitos de consumo de mídia de cada persona, seus canais de comunicação preferidos e motivações de compra. Use históricos de dados e analytics para saber mais sobre as preferências e comportamentos da sua audiência.
- Para B2C, foque nos interesses pessoais, escolhas de estilo de vida e comportamentos de compra.
- Para B2B, inclua fatores como o setor, tamanho da empresa, cargo e problemas que precisam ser solucionados.
2 – Defina seus canais
Determine em quais canais digitais o seu público-alvo é mais ativo.
Para começar, consulte dados do site, estatísticas das redes sociais e tendências do setor. Explore canais como:
- Plataformas de redes sociais (Facebook, Instagram, LinkedIn)
- Display networks
- Mecanismos de pesquisa (Google Ads)
- Aplicativos mobile
- Newsletters
Considere as características específicas de cada plataforma e as opções de segmentação disponíveis para se conectar à sua audiência.
Continuando com o exemplo do app de fitness, se o seu app se destinar a jovens adultos preocupados com a saúde, foque em plataformas como o Instagram, sites de fitness e outros aplicativos de saúde que eles provavelmente usam.
3 – Configure sua segmentação
Em seguida, crie uma estratégia de segmentação sólida com base nos buyer personas e nos canais escolhidos.
Use as opções de segmentação avançada disponíveis em plataformas de publicidade digital para alcançar seu público-alvo. Defina parâmetros de segmentação, como localização geográfica, tipo de dispositivo (mobile, desktop), interesses, comportamento (por exemplo, compras anteriores ou visitas a sites) e dados demográficos.
Por exemplo, o seu alvo podem ser “entusiastas do fitness” que vivem em grandes cidades, têm entre 18 e 35 anos e gostam de temas relacionados à saúde.
Depois, divida a sua audiência em diferentes grupos para exibir anúncios personalizados que correspondam aos seus interesses e características específicas.
4 – Narrativa
Escreva uma narrativa convincente que ressoe com cada buyer persona e se alinhe com os objetivos da sua campanha:
- Crie variações de copy, títulos e CTAs para testar diferentes abordagens.
- Escreva um copy que aborde os problemas, as necessidades e os desejos específicos de cada segmento de audiência.
- Mantenha a coerência do tom e da mensagem da sua marca em todos os seus anúncios.
- Personalize o conteúdo para se adequar às diferentes preferências da sua audiência.
5 – Conecte-se a uma plataforma de gestão de dados
Conecte a sua plataforma de DCO à sua DMP ou a outras fontes de dados para receber informações detalhadas sobre os seus clientes. Com isso, você consegue personalizar e otimizar o conteúdo dos seus anúncios em tempo real, com base nos interesses dos seus usuários.
Reúna dados de diferentes locais, como visitas ao site, registros de clientes e fornecedores de dados externos. Em seguida, divida a sua audiência em diferentes grupos e aprenda sobre os seus interesses para criar campanhas super direcionadas. Dessa forma, cada usuário recebe anúncios verdadeiramente relevantes.
6 – Crie uma matriz de decisão
Configure uma matriz de decisão para determinar quais variações devem ser apresentadas a diferentes segmentos em diferentes fases da jornada do cliente. Considere fatores como a demografia da sua audiência, seu comportamento de navegação e os objetivos da campanha.
Por exemplo, para uma app de fitness, você pode:
- Usar formatos de anúncios adaptados ao mobile para usuários de smartphones
- Adaptar a narrativa de acordo com as preferências de hora do dia (por exemplo, exercícios de manhã e relaxamento à noite)
Além disso, defina regras e triggers para a seleção dinâmica de criativos, mensagens e CTAs com base nas ações e interações do usuários. Continue aperfeiçoando esta matriz de acordo com a performance dos anúncios e as preferências dos usuários ao longo do tempo.
7 – Combine criativos e ações
Combine diferentes ações da matriz de decisão com assets criativos para criar anúncios personalizados para a sua audiência. Use uma mistura de elementos visuais como imagens, vídeos, títulos e CTAs para testar diferentes estilos e mensagens.
Use templates dinâmicos e elementos criativos que se adaptam de acordo com os dados do usuários e tendências em tempo real. Teste diferentes combinações de imagens e CTAs para determinar o que funciona melhor para despertar o interesse e a ação das pessoas.
8 – Otimização em tempo real
Acompanhe a performance dos seus anúncios DCO em tempo real e faça otimizações baseadas em dados para melhorar a eficácia da sua campanha. Isso inclui:
- Aproveitar analytics e machine learning em tempo real para identificar tendências
- Ajustar as opções de segmentação
- Aperfeiçoar o conteúdo do anúncio
Além disso, analise seus KPI, como a taxa de cliques, conversões e o custo por aquisição, para entender os detalhes da sua campanha. Faça testes A/B e testes multivariados para avaliar diferentes criativos, mensagens e estratégias de segmentação. Com base nos resultados, adapte as configurações, orçamentos e táticas da campanha.
Tendências futuras para a otimização dinâmica de criativos
No futuro, pode-se esperar que a DCO fique ainda melhor com a evolução da IA e do machine learning. Essas tecnologias sofisticadas ajudarão as plataformas de DCO a aprender muito sobre os usuários e a prever do que eles gostam. Ou seja, teremos anúncios super personalizados que engajam as pessoas e fazem com que elas instalem ou usem o seu app.
No entanto, há um pequeno obstáculo no caminho.
Como as novas políticas de cookies third-party e da app tracking transparency (ATT) limitam a quantidade de dados do usuário disponíveis para a segmentação, a DCO terá que encontrar novas formas de superar a “perda de sinal”. Isso significa que será necessário confiar mais nos seus próprios dados (first-party) e em técnicas de segmentação inteligentes para exibir anúncios relevantes, abandonando o rastreamento de usuários individuais.
Também é possível que as plataformas de DCO tenham que priorizar estratégias e práticas de privacidade e transparência para conquistar a confiança dos usuários.
Principais conclusões
- A tecnologia de otimização dinâmica de criativos permite que os anunciantes personalizem o conteúdo dos anúncios em tempo real com base nos dados do usuário, garantindo experiências altamente relevantes.
- A DCO usa dados em tempo real e algoritmos de IA para proporcionar experiências personalizadas, otimizando continuamente a performance dos anúncios. Ela ajusta vários elementos de um asset, como imagens, copy e ofertas, para corresponder às preferências e comportamentos únicos de cada usuário.
- Para a publicidade mobile, as melhores práticas de DCO incluem selecionar assets, testar CTAs, melhorar o retargeting e criar um copy conciso. A otimização dos formatos dos criativos, a simplificação das campanhas e o uso de dados em tempo real também são cruciais.
- Para configurar anúncios de DCO, recomendamos que você crie buyer personas, defina estratégias de segmentação e se conecte a plataformas de gestão de dados. Desenvolva uma matriz de decisão, combine ações com criativos e acompanhe sua performance para fazer as otimizações certas.
- Com o acesso cada vez mais limitado aos dados dos usuários, a DCO terá de se basear mais em dados first-party e em técnicas de segmentação contextual para manter a eficácia e garantir a confiança dos usuários. Estratégias de proteção à privacidade e práticas transparentes também serão fundamentais.