Introdução
App Store Optimization, ou ASO, é o processo de otimização de um app ou jogo nas lojas de aplicativos (Apple App Store, Google Play Store, Microsoft Store) para maximizar sua visibilidade, melhorar taxas de conversão e impulsionar downloads orgânicos.
Em essência, o ASO é o SEO (Search Engine Optimization) para aplicativos. Com a introdução da ATT, o ASO se tornou ainda mais importante – a aquisição de usuários está cada vez mais desafiadora, pois o IDFA está sendo lentamente desativado e a Apple avança cada vez mais em direção à segmentação contextual, sem falar no futuro lançamento do Sandbox do Google.
Nesse guia, vamos explicar como você pode dominar o ASO e aproveitar suas vantagens para o seu negócio.
Capítulo 1
O que é App Store Optimization?
App Store Optimization, ou ASO, é o processo de aprimoramento da visibilidade, alcance e taxas de conversão de apps e jogos nas lojas de aplicativos. Antes de falar sobre as diferentes estratégias que podem ser usadas para melhorar seus rankings, vamos entender como tudo isso começou.
Breve história do ASO
A App Store da Apple foi lançada em 2008, revolucionando a maneira como usamos nossos celulares. No mesmo ano, vimos o lançamento da Google Play Store para dispositivos Android. O que começou com apenas 500 aplicativos, tornou-se 3,5 milhões no Google Play e 2,2 milhões na App Store, respectivamente, em 2022.
Não demorou muito para que esse marketplace se tornasse extremamente concorrido, trazendo dois grandes desafios: como os desenvolvedores poderiam fazer com que o seu app se destacasse? E como os usuários poderiam encontrar novos apps?
Aqui entra o ASO. Assim como a pesquisa do Google tinha seu próprio conjunto de regras de classificação para SEO, a App Store também tinha um algoritmo próprio. Ou seja, palavras-chave, quantidade de instalações, classificações e avaliações.
Thomas Petit divide a ascensão do ASO em duas fases: ASO 1.0 e ASO 2.0.
ASO 1.0
A princípio, o ASO tinha as palavras-chave como principal foco. Ou seja, o recomendado era incluir palavras-chave no título do aplicativo e definir uma palavra-chave principal na hora de publicar um app. Com o aumento da concorrência, surgiram mais estratégias de black hat (ou seja, táticas que iam contra os termos de serviço e que tinham como objetivo hackear os rankings dos aplicativos).
ASO 2.0
O ASO se tornou um pouco mais complicado. Usar diversas palavras-chave sem sentido na descrição do seu app já não era mais o suficiente. Assim, o foco passou a ser a experiência oferecida aos usuários.
Nessa fase, o algoritmo do ASO começou a considerar o comportamento de navegação e de tráfego de referral. Ou seja, taxas de conversão e o tempo gasto em uma página de aplicativo passaram a ditar a qualidade de um app.
Hoje, o ASO é um pouco mais complexo.
Por que você deve se importar com o ASO?
O ASO ajuda a aumentar o número de impressões e gera mais downloads orgânicos, se traduzindo em uma maior exposição de marca e aumento da receita.
Vamos supor que alguém está procurando por apps de treinos de academia e procura por “treino” na App Store. A diferença nos resultados obtidos quando o seu app é exibido na primeira página em comparação com a quinta página é gritante.
Ou seja, melhorar os seus rankings permite que você tenha uma grande vantagem competitiva. Ocupar a primeira posição é como ter um restaurante bem no meio da rua mais movimentada da cidade: as pessoas sabem instantaneamente que o seu app é o app certo.
Em contrapartida, a quinta página do resultado da pesquisa é como um beco escondido na sombra. Ninguém se atreve a se aventurar lá – e, quando isso acontece, normalmente as pessoas duvidam da qualidade do que você oferece.
ASO como estratégia de aquisição de usuários
Um bom ASO gera uma aquisição de usuários orgânica, que costumam ser mais engajados e fieis do que usuários pagos. Uma taxa de conversão mais elevada significa mais downloads e uma redução nos custos de aquisição de usuários em todos os seus canais de marketing.
O ASO é essencial para manter a sua competitividade no mercado atual, especialmente se você não tiver os orçamentos necessários para competir com grandes conglomerados.
ASO e SEO: são a mesma coisa?
Teoricamente, o App Store Optimization e Search Engine Optimization são muito parecidos. O SEO é a otimização de um site para melhorar as classificações em mecanismos de busca como o Google e o Bing, enquanto o ASO é a otimização de um app para melhorar seus rankings nas lojas de aplicativos.
As principais diferenças entre esses dois modelos é a forma como eles são executados.
O foco do ASO é impulsionar downloads orgânicos, reduzir custos de aquisição e melhorar as chances de descoberta do seu app, enquanto o objetivo do SEO é impulsionar o tráfego orgânico e conversões de um site.
Capítulo 2
App Store do iOS vs. Google Play Store
Em todas as plataformas, o ASO consiste em tornar a página do seu app mais informativa, relevante e atraente. Dito isso, existem algumas diferenças importantes entre a App Store da Apple e a Google Play Store, especialmente em seu algoritmo e fatores de classificação.
Embora os algoritmos exatos não estejam disponível publicamente, ambos dependem de quatro principais conceitos: qualidade, atualização, escala da marca e valor para o usuário.
Listamos alguns dos fatores que contribuem para esses critérios:
Fatores de ranking da Apple App Store
- Nome do aplicativo
- Subtítulo do app
- URL do aplicativo
- Campo de palavras-chave
- Ciclo de atualização
- Downloads
- Engajamento
- Número de instalações
- Avaliações e classificações do app
- Atualizações do app
- Compras in-app
Fatores de ranking da Google Play Store
- Título do aplicativo
- Descrição curta
- Descrição longa
- Ciclo de atualização
- Número de instalações
- Avaliações e classificações do app
- Compras in-app
Capítulo 3
Como ser um especialista em ASO
Agora que você já sabe por que o ASO é fundamental para o seu sucesso, vamos falar de detalhes mais práticos. Nesse capítulo, vamos explicar como você deve fazer uma pesquisa de palavras-chave que será aplicada nas páginas dos seus apps para atrair mais visitantes e impulsionar mais downloads.
Como realizar uma pesquisa de palavras-chave
Primeiro, vamos definir o que é uma palavra-chave. Uma palavra-chave é um termo que descreve o seu aplicativo:
- Problema: quais são os problemas que o seu app soluciona?
- Funcionalidade: qual é o principal atrativo do seu app?
- Usuário: qual é a demografia e psicografia da sua base de usuários?
- Localização: onde o seu app é usado e para qual ocasião?
- Ação: qual é a ação que o seu app oferece? Reservar um hotel? Alugar um carro?
1 – Brainstorming de palavras-chave
Você pode ter milhares de ideias usando diferentes estratégias:
- Use ferramentas de pesquisa como AppRadar ou AppTweak
- Abra um dicionário de sinônimos e encontre o maior número possível de sinônimos para as suas principais palavras-chave
- Leia as avaliações dos seus usuários
- Analise as palavras-chave usadas por seus concorrentes
- Descreva o que torna o seu app único
- Identifique o seu nicho
- Use o preenchimento automático ou sugestões de palavras-chave de ferramentas de IA
2 – Valide e refine as suas palavras-chave
Agora que você tem uma lista substancial, filtre os melhores termos identificando os seguintes pontos:
- Relevância: até que ponto uma palavra-chave está diretamente relacionada com o seu app?
- Dificuldade e concorrência: quantos aplicativos competem por uma mesma palavra-chave? Existe uma oportunidade de arbitragem no seu volume atual?
- Volume de pesquisa: quantas pessoas pesquisam por essa palavra-chave?
Fatores dos rankings de ASO que você precisa saber
Agora que você já domina a pesquisa de palavras-chave, vamos explicar como você pode aplicar esses resultados à página do seu app. Existem algumas estratégias para otimizar seu ranking:
Nome e título do aplicativo
Considerado como um dos fatores mais importantes para melhorar o seu ranking no ASO, o título de um app é o nome oficial exibido na sua página na App Store ou na Google Play Store.
Em ambas as lojas, o limite é de 30 caracteres, o que significa que você precisa ser breve (normalmente, isso dá um máximo de quatro palavras).
Como escolher um nome para o seu app
- Pegue sua lista de palavras-chave e encontre uma forma de incorporá-las em seu título.
- Escolha um nome original que não viole direitos autorais ou marcas registradas.
- Considere usar uma dessas combinações:
- Nome da marca + palavra-chave (Panera Bread, Google Fotos)
- Nome da marca: palavras-chave e frases (Canva: Design)
- Condensar palavras e frases (WeChat, Dropbox)
- Criar uma palavra completamente nova (Airbnb)
Para mais dicas, leia o nosso guia sobre como escrever um título de aplicativo eficaz.
1 – A legenda
Sua legenda pode ter até 30 caracteres e é o segundo maior fator de classificação no ASO. Pode ser uma tagline ou um call-to-action. Por uma questão de espaço, considere usar vírgulas para listar palavras-chave consecutivas.
2 – Campo de palavras-chave
Publishers podem usar um máximo de 100 caracteres nesse campo. Você pode introduzir várias palavras-chave separadas por vírgulas. Não se esqueça de que as vírgulas contam para o limite de caracteres e evite adicionar espaços após a vírgula.
3 – Títulos de compras in-app (IAPs)
Com o menor peso no ranking, o nome das compras in-app fornecem um contexto adicional ao algoritmo.
4 – Package name (Google Play)
Na Google Play Store, você pode publicar o seu app usando uma URL personalizada, também conhecida como package name. Você pode adicionar suas principais palavras-chave, mas lembre-se que a URL só pode ser publicada uma vez e, depois, não pode ser alterada.
5 – Não duplique palavras-chave no iOS
A Google Play Store recompensa aplicativos que utilizam a mesma palavra-chave no título, nas descrições e em outros locais. Use uma palavra-chave uma vez no título e na descrição curta, e cinco vezes na descrição longa.
Por outro lado, o iOS considera uma palavra-chave somente uma vez. Por isso, recomendamos que você evite duplicar esses termos na App Store.
6 – Descrição curta
A descrição curta tem um máximo de 80 caracteres no Google Play e 45 caracteres na App Store. Nela, você deve dar uma visão geral do que o seu app oferece. O texto deve ser suficientemente atraente para que potenciais usuários queiram saber mais, clicando em “ver mais” para ler a descrição completa do app.
7 – Descrição do aplicativo
O limite de caracteres para as lojas de aplicativos é de 4.000 caracteres. Ou seja, você tem bastante espaço para trabalhar na descrição do seu app. Use suas palavras-chave primárias, secundárias e terciárias para descrever:
- Suas funcionalidades mais atraentes
- O que torna o seu app único
- Por que um usuário vai adorar o seu produto
- Suas principais vantagens
- Qual problema o seu app soluciona
Inclua provas sociais como prêmios recebidos, compartilhe avaliações positivas e destaque a sua posição na sua vertical (por exemplo: o melhor app para acompanhar partidas de futebol!).
Capítulo 4
Dicas e táticas
O ASO é um processo longo, que exige testes constantes. Sempre há algo que pode ser melhorado.
Por isso, trouxemos algumas dicas e táticas que podem te ajudar:
Sempre atualize o seu aplicativo
Ninguém quer usar um app desatualizado. As tendências de design estão sempre mudando e as lojas de aplicativos querem que você melhore o seu app com regularidade.
Especialistas recomendam que você atualize seus metadados (nome, descrição, imagens, vídeos do app) a cada quatro semanas na App Store e a cada 6-8 semanas na Google Play Store. Dito isso, cada aplicativo é diferente. Por isso, recomendamos que você use essas informações como referência, antes de testar uma frequência que funcione melhor para o seu caso.
O hábito de atualizar regularmente o seu app é uma forma de se preparar para quaisquer atualizações da loja e alterações de algoritmos, permitindo que você se ajuste a novos concorrentes de uma forma mais ágil e garantindo que o seu app mantenha sua relevância.
O design visual impulsiona conversões
Não basta oferecer uma boa descrição do seu app. O design desempenha um papel importante no marketing na loja de aplicativos, e um bom design gera um maior engajamento, mais visualizações, cliques e conversões.
Os visuais são compostos por três elementos principais: ícone, capturas de tela e pré-visualização ou vídeos promocionais do seu app:
1 – Ícone do aplicativo
Um ícone bem projetado é inconfundível e memorável. Por isso, use elementos textuais somente quando necessário. Escolha ícones gráficos em vez de fotografias, pois eles podem ser dimensionados de acordo com o contexto do local onde eles são exibidos. Por último, sempre faça testes.
Como referência, recomendamos que você veja as diretrizes da Apple para ícones de apps.
2 – Capturas de tela
As capturas de tela são a melhor forma de causar uma excelente primeira impressão. Considerando o tanto de espaço que esse elemento ocupa, essa é uma ótima maneira de contar uma história e apresentar suas funcionalidades mais específicas.
Na primeira captura de tela, certifique-se de mostrar o seu principal selling point.
Temos algumas dicas:
- A simplicidade é fundamental. O seu app deve ser a estrela do show – por isso, evite distrações desnecessárias.
- Use o mínimo de texto possível.
- Certifique-se de que as suas capturas de tela sigam um fluxo coerente para contar uma história.
- Seja consistente com a sua escolha de cores, mantendo o esquema de cores da sua marca.
3 – Pré-visualização e vídeo promocional
A pré-visualização da App Store e o vídeo promocional do Google Play são uma forma de promover o seu app através de um anúncio em vídeo, permitindo que você ofereça uma visão geral de como o seu app funciona.
Certifique-se de que o vídeo seja filmado dentro do seu app e de que você ofereça uma prévia honesta das funcionalidades do seu produto.
Pense nisso como um test drive, como uma oportunidade para seus potenciais usuários de terem uma prévia da experiência no seu aplicativo:
- Capture a atenção dos usuários nos primeiros cinco segundos.
- Faça um vídeo curto e fique atento ao seu ritmo.
- Ofereça um som de boa qualidade.
- Inclua um CTA claro.
- Certifique-se de não usar músicas e imagens protegidas por direitos autorais.
- Considere que muitos usuários também assistem ao seu vídeo sem som. Use textos e gráficos para explicar sua principal mensagem.
Faça testes A/B
Vamos supor que você já completou a página do seu app e usou todos os recursos que mencionamos até agora para se destacar da sua concorrência. Fazer testes é fundamental para continuar melhorando os seus rankings e taxas de conversão:
- Faça um levantamento da sua categoria. Observe atentamente seus concorrentes, fique de olho em suas posições nos rankings e em como eles divulgam seus apps.
- Certifique-se de ter tráfego suficiente para testar sua performance. Um bom ponto de partida é receber pelo menos 400 visitantes no perfil do seu app.
- Formule uma hipótese definindo um objetivo simples, claro e mensurável. Por exemplo, melhorar seu tráfego, suas taxas de conversão, o tempo entre um clique e uma instalação, taxas de engajamento e retenção.
- Considere a possibilidade de testar em diferentes locais. Mas não aplique os resultados de um teste A/B da App Store em um teste da Google Play Store, pois cada plataforma oferece uma experiência e usuários com comportamentos ligeiramente diferentes, o que exige que sejam feitos testes distintos.
- Crie uma variação a ser testada que inclua somente uma alteração significativa.
- Faça testes durante uma ou duas semanas e analise os resultados. Certifique-se de usar dados significativos.
- Por fim, analise os resultados e faça as otimizações necessárias!
Sazonalidade
A sazonalidade provoca flutuações no comportamento dos usuários que não devem ser ignoradas. Por exemplo, no Ano Novo, observamos um salto nos downloads de apps de fitness (que se correlaciona com as novas adesões em academias).
Por isso, é importante que você atualize o ícone, capturas de tela e promoções do seu app para representar diferentes feriados e festas comemorativas. A solução pode ser bastante simples, como colocar um gorro de Papai Noel no seu logo ou anunciar novos conteúdos temáticos em suas capturas de tela.
Também é importante considerar eventos específicos de cada categoria. Por exemplo, a próxima Copa do Mundo pode estar se aproximando ou talvez você queira anunciar a entrada de um filme de sucesso em seu app de streaming.
Você pode apresentar todos esses elementos na página do seu produto. No entanto, lembre-se de não manter esses novos elementos por muito tempo, para evitar que o seu app pareça desatualizado.
Principais conclusões
- ASO é o processo de otimização de um app ou jogo nas lojas de aplicativos para maximizar sua visibilidade, melhorar taxas de conversão e impulsionar downloads orgânicos.
- As 3 primeiras posições recebem cerca de metade de todos os download, enquanto todos os apps que passam da 10ª posição não recebem praticamente nenhuma instalação.
- O ASO para a App Store e para a Google Play Store é bastante parecido. No entanto, ao contrário da Google Play Store, a App Store não dá peso extra às palavras-chave duplicadas.
- O ASO é um processo contínuo que requer muitos testes. Certifique-se de trabalhar com uma quantidade significativa de dados antes de tirar quaisquer conclusões. E, como sempre, faça muitos testes!